21 maio 2015

10 dicas para tirar boas fotos


Tem muita gente que ama fotografia mas não sabe explorar tudo que se pode fazer para melhorar suas fotos. Hoje eu trouxe umas dicas para você que é amador nessa área. A gente sempre gosta de tirar boas fotos e ver o resultado, a gente fica até um pouco orgulhosos de nós mesmos quando a foto sai como a daqueles profissas, mas não é necessário muito pra chegar em boas fotos, eu tenho algumas dicas para ajudar vocês.

1. Comece no automático
Todo iniciante tem que conhecer o modo automático. Com ele nenhum ajuste tem que ser feito e as fotos já ganham mais qualidade logo de cara. Com o tempo você vai lendo o manual e pegando o jeito da coisa. Na internet também é possível achar muitos tutorias que ensinam você a aprimorar suas técnicas de fotografia.

2. Preocupe-se com a exposição à luz
Mude para o modo manual. Esse é o modo que você pode ajustar a câmera conforme está o dia e até para o horário (já que sabemos que a insolação não é a mesma durante todo o dia). A exposição é a medida de luz que atinge o sensor de imagem. Também conhecido como ISO (International Organization for Standardization) ele controla a exposição e registra fotos mais claras ou mais escuras.

3. Aprenda a usar o flash
Quem abandonou o flash não sabe o que está perdendo. Usado com moderação ele pode ser um grande aliado seu na hora de fotografar. Não é necessária apenas para fotos noturnas, mas é ótimo pra equalizar a iluminação natural. É claro que para usar o flash também existe alguns ajustes para serem feitos, como usar o flash em 100%, quase nunca a necessidade de se usar ele no máximo.

4. Use e abuse de filtros e efeitos nas imagens
É bem divertido brincar com os efeitos que a sua própria máquina pode ter. As vezes uma foto preta e branca tem um charme a mais, explore os efeitos que sua máquina tem, você pode se surpreender com todas as coisas diferentes que é possível na hora de fotografar.

5. Dê preferencia ao zoom óptico
O zoom digital faz sua foto perder a qualidade, como o zoom óptico você consegue ter um foco muito melhor, use o recurso analógico.

6. Deixe a foto ampla e corte ela no editor
Tire fotos com um fundo mais amplo e se preocupe em tirar o que não for necessário no seu editor. Não abuse muito do zoom, fotografe com maior ampliação, faça uma imagem inteira, deixe para ajustar ela na hora da edição, assim as foto para internet ficam melhores.

7. Faça o ajuste para o tipo de foto que deseja
Sua máquina deve apresentar vários modos, então se você achar um que se enquadre com o seu objetivo não tenha receio em usa-lo, eles estão ai para isso. Você só tem que colocar o conjunto certo de configurações.

8. O tipé é sempre bem vindo
Se você não tem um auxiliar na hora de fotografar é bom investir em um tripé, ele vai ser seu bom amigo na hora de fotografar solitariamente. Sem contar que fotografias tiradas sem apoio podem ficar tremidas, o tripé pode dar mais qualidade para suas fotos.

9. Não confie no visor de LCD
Nem sempre o que você vê quando tira a foto é o que vai parecer no seu computador, as vezes a foto pode ter desfocado e no visor LCD ela pode estar linda. A sua máquina deve ter a opção EVF. Ou então tire a foto no modo multi-shot, ele vai fazer vários disparos seguidos e assim você pode escolher a melhor das fotos, e ainda salvar muitas.

10. Seja seletivo
Ter inspiração na hora de fotografar pode significar economia de tempo, já que quando você tem um planejamento feito é possível evitar fotos imuteis. Veja algumas fotos de outros fotógrafos, imagine o que você quer e vá já sabendo qual a sua intenção para as fotografias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário